quinta-feira, 22 de julho de 2010

CULTIVO ESPIRITUAL




O grande desafio do homem na terra é obter a salvação da sua alma (Marcos 8:36). Isso não significa que a salvação seja difícil, e sim que o maior anseio interior do homem é ter Deus como conteúdo (Salmos 42:1-2). Mas o homem não discerne isso; não vê que este é seu real anseio. Há uma ilusão cativante no coração humano de que será feliz e vencedor obtendo sucesso material, econômico, e financeiro. Outros pensam que ainda não são realizados, porque não encontraram sua alma gêmea. Isto faz parte de um quadro mental e emocional no homem, que o mantém afastado de Deus.

Nós, humanos, fomos criados por Deus para viver totalmente mesclados a Deus, totalmente dependentes Dele (1Cor 3:9 6:19-20). A nossa satisfação, nosso suprimento, a nossa paz só vêm Dele, do Espírito de Deus. As coisas materiais e as criaturas também são necessárias para complementar nossa vida, mas não suprem totalmente o nosso ser. O Criador deixou algo em nosso interior que somente a Sua presença pode preencher. Isso ocorre agora porque no Éden o homem expulsou Deus de sua vida (Gênesis 3).

Sua alma, que era totalmente governada por Deus, passou a ter auto-existência. O homem começou a viver independente de Deus, porque pela desobediência passara a conhecer o bem e o mal, deixando a inocência e perdendo a condição e o direito de crescer em vida divina. Então, sem Deus, o homem passou a ocupar o lugar de Deus na terra.

Hoje, podemos observar a civilização humana cercada por inúmeros problemas insolúveis. Esta situação configura o fracasso e a incapacidade do homem, apesar de muito conhecimento sobre várias áreas. Até mesmo o avanço científico e tecnológico, que glorifica o homem com grandes feitos não foi capaz de produzir salvação e paz no coração humano. O homem cada vez sofre mais, luta mais, tem mais medo. Precisamos entender que o homem é um ser essencialmente espiritual e que necessita de um cultivo, de um crescimento, de um desenvolvimento nesta área de sua vida. Esse desenvolvimento se dá mediante o alimentar-se do pão vivo que desceu do céu, que é Jesus Cristo (João 6:35 e 6:57): conhecê-lo, através da Palavra (Josué 1:8) e praticar seus mandamentos (Tiago 1:20).

A realidade humana é triste, pois a grande massa da civilização desconsidera a espiritualidade. Voltar-se para Deus é a solução. Somente a deidade vence o mundo. Para desfrutar deste atributo miraculoso de Deus e viver mesclado a Deus é necessário nascer da água e do espírito. É necessário confessar Jesus como Senhor e Salvador e batizar-se (João 3:1-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário