TEMPERAMENTOS

Conhecer-se a si mesmo é uma arte e uma graça. Ninguém se conhece perfeitamente, seria preciso ver-se como Deus o vê. Só Ele sabe o que há no homem (Jo 2:25). Só Ele pode dar o devido valor ou a devida condenação, a cada ato humano. O conhecer-se se obtém pela oração, empenho, análise das Escrituras e principalmente pelo auxílio do Espírito Santo. Esse conhecimento é um meio caminho andado para o equilíbrio interior e para a perfeição integral do homem. Todos os temperamentos têm um lado de qualidades e tendência como de dificuldades e fraquezas. Muitas vezes o medo e o desamor criam problemas em nossas vidas.
2Coríntios 5:17 diz: “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura”. Queremos ser criaturas não-condicionais a circunstâncias, a antecedentes, a impulsos incontroláveis, mas libertos pela ação onipotente do Santificador. Com Ele, resolvem-se todos os problemas, transforma-se o estado de espírito e o que era problema deixa de ser.
Temperamentos são as qualidades singulares de cada pessoa, características congênitas, que combinadas afetam o nosso procedimento. Características com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores, que são transmitidos pelos genes. O temperamento pode ser modificado! O apóstolo Paulo diz em 2Co 5:17: "assim se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura; passou o que era antigo e apareceu o que é novo”. Essa natureza nova é transmitida ao homem quando ele aceita Cristo em sua vida.
2Pedro 1:4 diz que aqueles que haviam nascido novamente, foram transformados e se tornaram participantes da natureza divina fugindo da corrupção do mundo e dos maus desejos. A natureza divina, que através de Cristo é a única que pode controlar nosso temperamento. E se não estivermos curados de nossas fraquezas, satanás vai usar seu poder para nos derrotar. O Espírito de Deus pode transformar alguém fraco e depravado em alguém forte e santificado.

OS QUATRO TEMPERAMENTOS BÁSICOS
Hipócrates, médico e filósofo grego defendeu a teoria dos quatro temperamentos básicos. Ele achava que esses temperamentos eram o resultado de quatro fluídos orgânicos:
1. Sangüíneo: sangue.
2. Colérico: bílis colérica.
3. Melancólico: bílis melancólica.
4. Fleumático: fleuma.
Essa concepção de que o temperamento seja determinado por fluído orgânico já foi superada, mas a classificação permanece. Nenhuma pessoa é de um único temperamento; temos quatro avós e todos contribuem de alguma forma, através dos genes para a formação do nosso temperamento. Quando determinamos nosso temperamento, o importante é estudar suas forças e fraquezas e através da Palavra de Deus permitir que o Espírito transforme nosso ser.
1) SANGÜÍNEO: Exuberante, cordial, eufórico, vigoroso e folgazão. Receptivo por natureza, seus sentimentos tem ação vital em suas decisões. Possui capacidade de divertir-se e contamina os outros; é um contador de estórias e sua natureza apaixonada e emotiva quase o faz reviver a experiência. Sempre tem amigos, natureza ingênua, espontânea e bondosa. Gosta de convívio social, possui um repertório inesgotável de casos interessantes. Fala antes de pensar, tem modos tumultuosos e barulhentos; é bom vendedor, professor, conferencista, ator, orador e bom chefe. Vive o presente, esquece o passado com facilidade; é otimista com o amanhã.
Fraquezas: pouco prático e desorganizado, agitado o que o faz correr em direção errada; espírito inquieto com dificuldade em concentrar-se na Palavra. Pusilânime e indisciplinado, começa as coisas e não termina. Instabilidade emocional, fala muito de si, desanima facilmente e sente pena de si mesmo. Perde o controle facilmente e vive o presente. Sua vontade é fraca o que o faz ceder com facilidade as tentações.
2) COLÉRICO: Intransigente é o temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Muitas vezes é auto-suficiente e independente, tende a ser decidido e teimoso. A vida para ele é atividade, tem idéias, planos e ambições infindáveis. Não se amedronta diante das dificuldades, tem firmeza inabalável. É um chefe nato, não se compadece facilmente dos outros. Encabulado, seu interesse é com os valores utilitários da vida. Dominante e tirânico, alguns líderes mundiais foram coléricos. Autodisciplinado e autodeterminado, planeja suas atividades, seu sucesso é fruto da determinação e persistência. Se interessa pelos aspectos práticos da vida, não se desgasta em detalhes; forte tendência para liderança voluntário. Nascido para dirigir.
Fraquezas: insensibilidade, ira, impetuosidade e auto-suficiência. Guarda amargura, ira e rancor. Muitos criminosos e ditadores são coléricos, é difícil pedir desculpas.
3) MELANCÓLICO: A mais rica e sensível natureza de todos os temperamentos. É propenso à genialidade, emocionalmente sensível. Tendência perfeccionista, introspectivo e analítico. É fiel por natureza, tem poucos amigos, mas os mantém. Termina seus trabalhos no prazo, conhece suas limitações. Tem os sentimentos à flor da pele. Muitos dos grandes gênios do mundo eram melancólicos. Existem personagens bíblicos de projeção que possuíam fortes tendências melancólicas, como: Moisés, Elias, Salomão e o apóstolo João.
Fraquezas: desconfiado, reservado, egocêntrico, natureza sensível, crítico, vingativo, dificuldade em perdoar. Gosta de ficar atrás dos bastidores, foge da realidade, pensando no passado e sonhando com o futuro; esse pensamento paralisa a sua vontade e a energia. Pessimista, o que o torna inseguro e temeroso de tomar decisões, porque não quer cometer enganos.
4) FLEUMÁTICO: Temperamento calmo, frio e bem equilibrado. É tão calmo e despreocupado que jamais parece perturbar-se; mantém sempre suas emoções sob controle. Gosta do convívio social e sempre tem amigos. Possui um cérebro organizado, ótima memória e é bom imitador. Simpático e tem bom coração; é capaz, eficiente. Tem imperturbável bom humor, é espirituoso. É confiável e cumpridor de suas obrigações e horários. Bom conselheiro.
Fraquezas: Moroso e indolente, sua falta de motivação o leva a ser um espectador da vida, fazendo o mínimo necessário. É avarento e possui uma forte dose de egoísmo, a atividade do sangüíneo e do colérico muitas vezes o aborrecem, temendo comprometer-se. Observe: “O superesforçado colérico fabrica as invenções do genial melancólico, as quais são vendidas pelo elegante sangüíneo e desfrutadas pelo afável fleumático".
O temperamento pleno do Espírito Santo desconhece fraquezas, em lugar delas possui a força que está descrita em Gálatas 5:22-23. Estas nove características representam o que Deus quer que sejamos; e isto não é resultado das nossas forças e sim do Espírito Santo controlando nossas vidas. Para que haja a transformação das fraquezas do temperamento é necessário que o Espírito Santo nos dê o convencimento do pecado e nos oriente através da Palavra.


COMO SENTIR-SE PLENO DO ESPÍRITO SANTO?
1. Iluminação (Jo 16:8,13): as áreas em que você não está glorificando Jesus, não tem o poder de dar testemunho, nem possui os frutos do Espírito, indicam que há deficiência em sua vida e lhe revelam o pecado que as origina.
2. Confissão de todo o pecado conhecido (1Jo 1:9): examinarmo-nos à luz da Palavra de Deus e confessar tudo que nos foi trazido à mente pelo Espírito Santo: falta de compaixão, ausência de autodomínio, falta de humildade, ira, maldade, falta de fé.
3. Submissão plena a Deus (Rm 6:11-13): se existe em sua vida algo que você não esteja disposto a fazer ou a ser, você está resistindo a Deus. Não cometa o engano de ter medo de se entregar a Deus. Não encontraremos jamais cristão infeliz, fazendo a vontade de Deus. Freqüentemente estamos plenos de nós mesmos, em vez de plenos do Espírito Santo quando tentamos servir o Senhor. Quando você der a sua vida a Deus, não acrescente qualquer condição. A submissão é necessária para que o Espírito Santo possa agir.
4. Peça para sentir-se pleno do Espírito Santo (Lc 11:13): quando um cristão já foi iluminado, confessou todos os pecados, e entregou-se sem reservas a Deus só resta pedir para sentir-se pleno do Espírito Santo.
5. Acredite-se pleno do Espírito Santo e agradeça a Ele pela Sua plenitude. Una a sua fé à Palavra de Deus. Crer-se pleno do Espírito Santo é simplesmente aceitar Deus em Sua Palavra, e este é o único Absoluto que o mundo possui (Rm 14:23).
6. Andar segundo o Espírito: Nos coloca em comunhão constante com Deus, que é o mesmo que viver em Cristo. É livrar-se do temperamento, em vez de ser dominados pelas fraquezas, somos dominados pelo Espírito Santo.