sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A fé vem pelo ouvir


O homem sábio sempre aprende com os outros. Sabemos que Jesus falava por parábolas, usando exemplos do que está no mundo para ilustrar uma verdade espiritual. Em Marcos 4:13 há uma verdade revelada muito importante para todos nós. Essa parábola de Marcos 4 é uma das mais importantes que Jesus mencionou.


Jesus disse: “o semeador semeia a palavra” (Mc 4:14). Todos sabem que o cristão tem que ter fé. Até mesmo os discípulos disseram a Jesus: “Senhor, aumenta-nos a nossa fé”. Em Hebreus 11:6 está escrito que sem fé é impossível agradar a Deus. Então, você só pode agradar a Deus pela fé! Muitos pensam que têm fé porque crêem em Deus, mas isso, isoladamente, não é fé. A Bíblia diz que até mesmo os demônios crêem em Deus (Tiago 2:19).

Ter fé é crer naquilo que Deus falou ou tem dito, a ponto de renunciarmos às próprias convicções, razões e argumentos para viver segundo o padrão de Deus. Viver não de acordo com o nosso padrão pessoal de certo ou errado, bem ou mal, mas pelo padrão elevado de Vida Abundante do Senhor (Rom 10:3, Filip. 3:9, João 10:10). Você pode crer que Deus está vivo, que Ele é Poderoso, e mesmo assim não fazer o que Ele ordena.

Lembre: “o semeador semeia a palavra”. Pense na horta em seu quintal. Se você quer cenoura, você semeia semente de cenoura. Se você quer tomates, você semeia sementes de tomate. Se você quer laranja, você semeia semente de laranja. Você não pode plantar cenoura e colher laranjas. Portanto, aquilo que você quer colher é o que você tem que plantar. É isso que a parábola do semeador ensina. Jesus diz que se temos fé no coração, devemos plantar sementes de fé em nossa vida. Há um grande engano a respeito do entendimento bíblico da fé. Apenas fé na cabeça, racional, não é uma fé real, pois ela concorda com a Bíblia, crê que a Palavra de Deus é verdadeira, que Jesus Cristo é real, mas não vive o que está escrito na Palavra do Senhor. A fé na cabeça diz que Jesus dá a vida em abundância, mas na prática não há esta vida. A fé precisa estar no coração.

A Bíblia diz: “a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Então, a fé não vem pela oração, não vem pelo jejum, não vem por dizimar, não vem pela idade. A fé vem pelo ouvir a Palavra e cumpri-la (Tiago 1:22). Por isso, apenas orar e dizer a Deus insistentemente: “oh Deus, dá-me mais fé”; é o mesmo que você dizer para o quintal: “oh quintal dá-me tomates”; você nada vai colher! É preciso semear a semente de tomate para colher tomate. É preciso semear a Palavra de Deus no coração para ter fé e viver, pela busca da obediência, em plena comunhão com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário