terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mornidão espiritual Cuidado


Vivemos num mundo cada vez mais atribulado, em que os verdadeiros valores da moralidade estão a cair em desuso. São tempos conturbados. Tempos em que foi profetizado que "por se multiplicar o pecado, o amor de muitos arrefecerá". Isso é terrível. Embora esta profecia se esteja a se cumprir, cabe a cada um de nós evitar que ela se cumpra em nossas vidas.


Na passagem de Apocalipse 3.14-22, vemos a mais dura e severa repreensão que Jesus dá a uma igreja, neste caso de Laodiceia. É a única que não recebe nenhum elogio. Mas a leitura desta carta pode ajudar a nós assim como pôde ajudar o povo daquela igreja contaminada. Apocalipse 3.14-16 diz:


"Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca."


Deus não aceita nada menos do que o melhor. Ser frio (descrente) é preferível a ser morno (conhecedor da verdade e andar após o mundo). A palavra de Deus compara todas essas pessoas a uma mulher adúltera. Para Deus, é necessário que sejamos sempre quentes, fervorosos, servos fiéis e dignos de confiança (Romanos 12.11).


Eis aqui alguns inimigos que temos de combater se quisermos superar esse espírito de mornidão:


Conformismo - Ficar satisfeito com qualquer coisa. Há uma falta de entusiasmo e de expectativa em receber mais de Deus. Nunca poderemos ficar conformados, pois existe um mundo para ser salvo e pessoas que necessitam de receber a ajuda de Deus. Devemos estar agradecidos por tudo o que Deus tem feito em nós, mas que isso não nos deixe conformados.


Religiosidade – Um grande perigo que muitas vezes é ignorado. Consiste em fazer as coisas santas de Deus por rotina, mecanicamente. É cumprir uma série de tarefas sem gozo no nosso coração pelo que estamos a fazer ser para Deus. Ainda que as tarefas que nos foram confiadas sejam repetitivas, alegremo-nos no Deus da nossa salvação e demos-Lhe toda a glória.


Resistência à santificação – Antes de podermos avançar para a santificação, é necessário o afastamento do pecado. O problema é que muita gente quer chegar perto de Deus sem querer se afastar do pecado e de tudo aquilo que sabe que desagrada o coração de Deus. O afastamento do pecado e a submissão a Deus é que geram a santificação.


Não saber lidar com os desapontamentos – Um desapontamento é algo que nos afasta de Deus na medida em que ficamos decepcionados com alguém ou até mesmo com o próprio Deus. Quando alguém não corresponde às nossas expectativas, corremos o risco de cair nessa armadilha. Do desapontamento podem surgir ressentimentos e amargura.

É provável que alguma destas situações já se tenha passado conosco. Mas, para qualquer delas, a única solução é o arrependimento sincero acompanhado pela oração, para que o fogo consumidor de Deus continue a arder nos nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário