quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os Fariseus


Certo dia, Jesus Cristo estava entrando em uma sinagoga, um lugar de pregação da Palavra de Deus ao povo judeu, e estava ali um homem aleijado que tinha uma das mãos ressequidas. Este dia era o dia de sábado. Os fariseus estavam observando a Jesus e perguntaram: “é licito curar no sábado, que é o dia santo?”. Mas, como Jesus sempre Se preocupava com as pessoas e suas necessidades, curou ao enfermo. Porém, os fariseus, que representavam a elite religiosa da época, buscavam encontrar um motivo para acusar e matar o Senhor.


Conta o relato que Jesus Se dirigiu ao homem aleijado e disse: “estende a tua mão, ele a estendeu, e ela foi restabelecida, e ficou sã como a outra”. Este milagre desequilibrou os religiosos da época. Os reconhecidos como representantes de Deus perante aquela comunidade ficaram desequilibrados com os sinais maravilhosos que Jesus fazia, pois tais sinais não aconteciam por meio deles. Estes religiosos, enciumados, queriam encontrar uma forma de matar Jesus.


Toda aquela estrutura religiosa da época era ineficaz e não beneficiava nem revelava ao povo os mistérios de Deus. Aquela grande estrutura, que exigia do povo obediência a um cabedal de leis que nem mesmo as suas próprias autoridades praticavam, caiu por terra. Os religiosos não queriam que Jesus curasse um homem necessitado, porque era sábado, o dia santo, dedicado ao Senhor Deus, mas, matar a Jesus era lícito. Isto poderia ser feito no sábado. Revelada estava a hipocrisia.


O sábado foi instituído por Deus para auxiliar a humanidade, para trazer comunhão e ajuda ao próximo. Contudo, os fariseus perverteram este propósito, colocando o sábado contra os que estavam em real necessidade. Os religiosos tornaram o sábado um peso e não uma bênção para as pessoas.


Nós vivemos situações bem parecias hoje, pois há um desequilíbrio religioso ministrado aos necessitados, às vezes de coisas extremas, como o “tudo é permitido” e o “nada pode”. Precisamos olhar para o ponto da verdade e equilíbrio, que é Cristo, pois Ele é o único que pode nos dar vida, e vida abundante (João 10:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário