quinta-feira, 14 de junho de 2012




É muito comum vermos em etiquetas de preços um produto custar tantos reais e noventa e nove centavos, mas por que isso? É porque a presença desses noventa e nove centavos, depois da vírgula, gera dois tipos de arredondamento, ou seja, se algo custa R$ 21,99, por exemplo, para o consumidor são vinte e um reais, mas na hora do pagamento, custa-lhe vinte e dois.

Na Bíblia, há um relato envolvendo noventa e nove (Mt 18:10-14). Um pastor tinha cem ovelhas, mas certo dia, depois de recolhê-las, constatou que somente noventa e nove haviam voltado. E o que ele fez? Será que ele arredondou o número de ovelhas para cem, por que uma a mais ou a menos não lhe faria diferença? De modo nenhum! Para ele, cada ovelha era importante. Por isso, ele foi procurar a ovelha que se perdera e não descansou enquanto não a achou.

Esse pastor representa Cristo e Seu cuidado por Suas ovelhas. Muitas vezes nos perdemos do “rebanho”, seguindo os nossos próprios caminhos e escolhas. Mas Ele não nos abandona! Ele não se contenta com noventa e nove, Ele quer as cem ovelhas!

Quando nos afastamos do Pastor e de Seu rebanho, pensamos ter feito a melhor escolha, mas cedo ou tarde perceberemos que estamos sós, vazios e infelizes. Estamos tão fracos e desanimados, que pensamos que somos incapazes de voltar por nós mesmos e achamos que o Pastor sequer se lembra de nós.

Mas devemos louvar e adorar a Deus, porque o nosso Pastor não age assim! Cristo, desde o momento em que começamos a desanimar e a pensar em desistir da vida cristã, já está nos procurando, já está preocupado e insistentemente nos chama de volta. Por isso, não desanime!

Nenhuma ovelha perdida é um caso perdido. Seria assim se dependêssemos de nossa própria força para voltar. Mas, por termos um Pastor incansável na busca da ovelha perdida, mais cedo ou mais tarde, voltaremos para Casa, pois Ele trará situações e circunstâncias que nos levem de volta para o Seu caminho.