sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Bíblia não é decoração


Certa vez, uma mãe, desejando que sua pequena filha se interessasse pela Bíblia e conhecesse alguns versículos, trouxe-lhe sua Bíblia toda empoeirada e disse: “filhinha, venha agora ler um pouco a Bíblia. Você pode usar a Bíblia da mamãe e depois pode brincar”. A menina falou: “mamãe, eu prefiro estudar a Bíblia do vovô, que é bem mais legal e interessante do que a sua”. A mãe disse: “não, minha filha, a minha Bíblia e a do vovô são exatamente iguais. Por que você diz que a dele é mais interessante?”. Então, a filha disse: “é porque o vovô está sempre lendo a dele e a sua fica sempre na estante pegando poeira. Por isso, acho que a do vovô deve ter coisas mais interessantes e melhores de aprender”.

Muitas vezes, por não valorizarmos a leitura da Bíblia, passamos aos outros a impressão de que ela é um livro comum. Entretanto, não foi simples para Deus fazer com que hoje pudéssemos ter a Bíblia em nossas mãos. Deus usou Sua soberania para fazê-la chegar ao maior número de pessoas possível, não para que a usassem como objeto decorativo de estante, e sim para que, diariamente, desfrutassem das riquezas de Cristo nela contidas. Uma Bíblia empoeirada e abandonada na estante de uma casa indica que essas pessoas também estão com seus corações empoeirados e com ausência de Deus. Uma Bíblia limpa, mas apenas com função decorativa, também não cumpre seu propósito. A Palavra de Deus é alimento para o nosso espírito. No Evangelho de João 6:57 está escrito: “quem de mim se alimenta, por mim viverá”. Em Mateus 7:16, Jesus também disse: “pelos frutos vos conhecereis” e em João 4:24, Ele disse: “a verdadeira adoração é em espírito e em verdade”. O que significa isso? Significa que devemos adorar a Deus em verdade, porque temos que viver o Evangelho; e em espírito, porque devemos amar a Deus sobre todas as coisas, sem precisarmos de reconhecimento humano.

Quando permitimos, conscientemente ou não, que projetos e desejos, vontades e emoções, preguiça e preconceito, pessoas e cargos, dinheiro e bens nos impeçam de tocar Cristo - mediante a leitura e meditação da Verdade que vem diretamente do Trono de Deus: a Bíblia - então, o cumprimento do primeiro mandamento não está sendo realidade em nossa vida (Mat 22:36-38).

Ainda hoje, pegue sua Bíblia, abra e leia em voz alta alguns versículos, especialmente do Novo Testamento. Gaste alguns minutos e pense sobre os versículos lidos. Permita que a luz divina entre em seu coração através do texto bíblico, para renovar sua vida (Rom 12:2). Não deixe mais a Bíblia ser um objeto decorativo em sua casa!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

AÇÃO x REAÇÃO


Em Marcos 7:6-8 está escrito: “Respondeu-lhe: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrina que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens”.

Hoje, alguns pais dizem: “Não consigo entender, temos escolas boas, uma igreja em cada esquina e o mundo está cada vez pior! Olhe para a nossa cidade, o que virou isso? Onde vamos chegar?”.

Por nossa realidade atual, não é difícil constatar de que nossa formação cultural e de fé está distorcida e distante de formar um bom caráter em nossos filhos. A formação espiritual do ser humano se distanciou das Escrituras Sagradas. A teologia está infectada de humanismo, de tradições e de preceitos humanos. Isso não constrói caráter e não edifica as almas; não transforma as pessoas, porque não há a vida de Deus. O elemento divino, que é o Espírito Santo, não está presente.

Jesus veio para influenciar o povo a voltar a conformar-se às Escrituras Sagradas. Precisamos entender que para subtrair a natureza maligna que herdamos de Adão, necessitamos da intervenção divina, viva e real. Somos carentes da salvação de Deus. Precisamos ser regenerados e restaurados para voltarmos ao nosso propósito e possuirmos vida abundante.

Duas coisas precisam ser tratadas no homem: temperamento e lascívia ou concupiscência. A ira e a sensualidade precisam ser tratadas por Deus dentro de cada um de nós. Não somos como pedras que não têm reação! Nós reagimos a tudo e a todos, e se Deus não estiver conosco para nos educar e disciplinar teremos uma vida de desgosto, de muitos acidentes e agonias.

Apenas Jesus pode alterar e mudar o interior de uma pessoa. Em João 8:32 está escrito: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Se quisermos arrumar a sociedade, primeiramente precisamos transmitir as Escrituras Sagradas a todos os corações. Jesus disse em João 6:63: “as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.

fonte www.paodejuda.com.br

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dúvidas, bipolaridade da Fé




Hoje tive terapia com um irmão e me deparei com uma guerra em meu interior, dúvidas, perguntas e uma divisão no coração, ser NO SENHOR OU NO MUNDO, VIVER NO SENHOR OU NO MUNDO, FRIU OU QUANTE E VIVO ASSIM MORNO, Deus me deu uma palavra e através de meu irmão outra que me sanou a dúvida e apaziguo meu coração. Foram estas:


Jeremias 7 1-13


A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo:

Põe-te à porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.

Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.

Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo;

Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,

Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.

Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam.

Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,

E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?

É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.

Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel.

Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, e chamei-vos, e não respondestes,

Romanos 7 14-25

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.

E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.

De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.

Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.

Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

COMO PODE ALGUÉM DUVIDAR DE UM DEUS VIVO QUE FALA ATRAVEZ DA PALAVRA CLARAMENTE O QUE QUER DE CADA FILHO. MISERICORDIA DEUS E PERDÃO POR TER DÚVIDAS EM MIM NÃO SOU NADA SEM TI TOMA-ME POR TEU E ME FAZ NOVA CRIATURA VENCE ESSA GUERRA POR MIM SOU TEU.

INVOCA-ME NA ANGÚSTIA



Atualmente, um dos maiores problemas do homem é a falta de tempo. Na grande maioria das vezes, passamos o dia inteiro preocupados, estressados e angustiados. Muito de nós utilizam essa ocupação como uma forma de fuga. “Fugir de quê?”. Preferimos não lembrar das situações difíceis que temos passado, sejam elas familiares, emocionais, ou econômicas, porque isso tira nossa tranqüilidade. Buscamos fugir, escapar ou procurar saídas, embora, nenhuma delas inclua Deus.
Entretanto, a Bíblia é muito clara quando fala de nossas “artimanhas” de fuga. O Salmo 50:15 diz que devemos invocar o Senhor no dia da angústia e, então, o Senhor nos livrará de nossas aflições. Por que você acha que o Senhor Deus diz isso em Sua Palavra? Ele diz isso porque Ele sabe que passamos por diversas aflições e que ficamos perdidos quando elas vêm contra nossas vidas.
Tais dificuldades nos desestruturam porque nós ficamos sem saber o que fazer. Todos nós passamos por isso, mas alguma vez você já experimentou invocar o Senhor e pedir que Ele viesse lhe socorrer? Você já procurou Deus para que Ele resolva os seus problemas? Saiba que não adianta fugir e ocupar o dia com diversas coisas, porque o problema continuará existindo.
Porém, Deus sempre está presente para que possamos chegar até Ele. Deus não está longe e nem escondido, Ele não foge de nós. Nós é que O evitamos. Geralmente, o que nós fazemos é procurar amigos ou qualquer outra pessoa que possa ouvir os nossos problemas. Podemos fazer isso, mas desde que antes tenhamos levado nossos problemas a Deus. O homem tem o hábito de recorrer a tudo menos ao Criador. Buscamos a Deus em último caso, depois que já tentamos todas as alternativas disponíveis. Isso indica que nós não queremos confiar em Deus e muito menos buscar Nele a solução para as nossas dificuldades.
O Senhor sabe que somos assim e, por este motivo, nos alerta no Salmo 108:12: “vão é o socorro da parte do homem”. Deus é quem está dizendo ser inútil recorrer a outras pessoas. O Senhor deseja que O procuremos, que conversemos com Ele e Lhe contemos os nossos problemas. Deus convida a todos nós a nos aproximarmos dEle, mas todo convite pode ser aceito ou recusado. Cabe a cada um de nós decidir.
Para termos esta intimidade com Deus, basta lermos a Bíblia e vermos nela o nosso Criador falando conosco. Deus é cheio de soluções para qualquer tipo de dificuldade que estejamos enfrentando. Precisamos ocupar um pouco do nosso tempo para experimentar o que Ele pode fazer em nossa vida. Não podemos recusar este maravilhoso convite do Senhor!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

www.paodejuda.com.br


Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” (1 Sm 15.
obedecer, mais valiozo que sacrifíco, o homem natura não compreende que o espirito santo habita no nosso espirito e é lá que podemos encontar e sentir a presença do senhor, ore, jejue, de as premicias, clame, louve, obedeça a palavra de Deus e sim você verá a glória.

CULTIVO ESPIRITUAL




O grande desafio do homem na terra é obter a salvação da sua alma (Marcos 8:36). Isso não significa que a salvação seja difícil, e sim que o maior anseio interior do homem é ter Deus como conteúdo (Salmos 42:1-2). Mas o homem não discerne isso; não vê que este é seu real anseio. Há uma ilusão cativante no coração humano de que será feliz e vencedor obtendo sucesso material, econômico, e financeiro. Outros pensam que ainda não são realizados, porque não encontraram sua alma gêmea. Isto faz parte de um quadro mental e emocional no homem, que o mantém afastado de Deus.

Nós, humanos, fomos criados por Deus para viver totalmente mesclados a Deus, totalmente dependentes Dele (1Cor 3:9 6:19-20). A nossa satisfação, nosso suprimento, a nossa paz só vêm Dele, do Espírito de Deus. As coisas materiais e as criaturas também são necessárias para complementar nossa vida, mas não suprem totalmente o nosso ser. O Criador deixou algo em nosso interior que somente a Sua presença pode preencher. Isso ocorre agora porque no Éden o homem expulsou Deus de sua vida (Gênesis 3).

Sua alma, que era totalmente governada por Deus, passou a ter auto-existência. O homem começou a viver independente de Deus, porque pela desobediência passara a conhecer o bem e o mal, deixando a inocência e perdendo a condição e o direito de crescer em vida divina. Então, sem Deus, o homem passou a ocupar o lugar de Deus na terra.

Hoje, podemos observar a civilização humana cercada por inúmeros problemas insolúveis. Esta situação configura o fracasso e a incapacidade do homem, apesar de muito conhecimento sobre várias áreas. Até mesmo o avanço científico e tecnológico, que glorifica o homem com grandes feitos não foi capaz de produzir salvação e paz no coração humano. O homem cada vez sofre mais, luta mais, tem mais medo. Precisamos entender que o homem é um ser essencialmente espiritual e que necessita de um cultivo, de um crescimento, de um desenvolvimento nesta área de sua vida. Esse desenvolvimento se dá mediante o alimentar-se do pão vivo que desceu do céu, que é Jesus Cristo (João 6:35 e 6:57): conhecê-lo, através da Palavra (Josué 1:8) e praticar seus mandamentos (Tiago 1:20).

A realidade humana é triste, pois a grande massa da civilização desconsidera a espiritualidade. Voltar-se para Deus é a solução. Somente a deidade vence o mundo. Para desfrutar deste atributo miraculoso de Deus e viver mesclado a Deus é necessário nascer da água e do espírito. É necessário confessar Jesus como Senhor e Salvador e batizar-se (João 3:1-15).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como Viver uma Vida Cristã




Comigo, meu amigo, aconteceu de forma semelhante. Quantas vezes me senti inspirado por vidas de pessoas sinceras, cristãos verdadeiros que ajudaram a iluminar o meu caminho.

Viver a vida cristã é muito mais que meramente se tornar um cristão, unir-se a uma igreja ou ter uma religião. É a entrega diária da minha vida a Cristo, é permitir que Ele me ajude a enfrentar a barra pesada do dia a dia, os problemas, as alegrias, as tristezas e os sofrimentos.

Alguém pode frequentar todas as igrejas do mundo, ou ficar só na sua igreja porque a considera verdadeira. Apenas isto não faz dele um cristão. Ser cristão é confiar em Jesus como Salvador é, querer viver como Ele viveu, é obedecê-lo e seguir o Seu exemplo e os Seus ensinos escritos nas Santas Escrituras. E em outras palavras, é tornar-se um verdadeiro discípulo e seguidor de Cristo.

Em Atos 11:26 lemos: "Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos." Assim foram chamados porque o tema principal da sua conversa era Cristo, e pregavam Seus ensinos e viviam em função de Cristo.

Na cidade de Zwickau ( Zuiquiraw) na Alemanha, o grande Martinho Lutero fez o sermão fúnebre de Nicholas Haussmann. "O que nós pregamos," disse o grande reformador, "ele viveu". Poderia haver um epitáfio melhor do que este? É a pura vida cristã que faz a diferenca, e dá sentido a vida..

Viver é mais do que falar. Como disse alguém: "Sua vida fala tão alto que não posso ouvir o que você está dizendo."

As Escrituras indicam que a Palavra de Deus transmite o poder necessário para que a vida cristã seja uma realidade, e que esteja sempre fortalecida para enfrentar as lutas diárias. Assim como a alimentação sustenta o físico, a Palavra do Senhor sustenta a vida espiritual.

"Nem só de pão viverá o homem, disse Jesus mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." (Mat 4:4) O profeta Jeremias usa a mesma comparação: "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado." (Jeremias 15:16)

A nossa parte no desenvolvimento da vida cristã, é ler, estudar, digerir, e assimilar a nutrição espiritual da Palavra de Deus e viver sob a direção do Espírito Santo, que nos aponta o único exemplo perfeito: Jesus Cristo.

Um homem, estava escalando uma montanha alta liderado por um guia experiente. Na manhã seguinte, quando olhou à distância, as pegadas na neve, disse: "alguém passou por aqui essa noite". O guia conferiu e disse: "Não apenas um homem, mas vinte". É que cada alpinista pisou tão cuidadosamente em cima das marcas do seu líder, que parecia como se uma só pessoa havia dado aqueles passos. Assim também viver a vida cristã significa andar como Jesus andou. "Aquele que diz que permanece nele, esse deve tambem andar como ele andou." (I João 2: 6)

Cristo disse: "Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei." (.Mat 11:28) Quem me segue não andará em trevas. Todos os que aprenderam a viver a vida cristã, com certeza colocam ao Senhor em primeiro lugar sempre. Jesus mesmo espera ter o primeiro lugar em nossa escala de valores. "Quem ama seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim." ( S.Mateus 11:37)

Amigo, o Senhor espera uma dedicação total ao cumprimento da Sua vontade. Isso traz uma alegria profunda, uma satisfação que não se pode descrever, uma paz que está acima de todas as turbulências que ameaçam a nossa serenidade.

Mas você pergunta, é possível viver a vida cristã neste mundo cheio de tantas injustiça e violência? Onde há tanta imoralidade, tantos vícios, crimes e maldades? Onde seria o melhor lugar para vivermos a vida cristã? Não seria melhor em um deserto, ou em uma montanha, longe das pessoas?

Amigo, o melhor lugar é onde você está. Mas quando? Quando a gente ficar velho ou aposentado? Não, o melhor momento é hoje, é agora. Deus escolheu você para representar a superioridade da vida cristã.

E isso não representa apenas um benefício pessoal, mas vai ajudar a revelar o amor de Cristo a outras pessoas, e anunciará o poder Salvador ao mundo todo. E mais, por onde você for, um maravilhoso perfume de influência acompanhará os seus passos. O apóstolo São Paulo descreveu essa benção, chamando-a de cheiro de vida para vida.

Perfumistas estão constantemente tentando desenvolver a fragrância permanente. Dizem que o jasmim é a que mais perdura. Ahmed ( Arrmed) Soliman da cidade do Cairo, Egito, diz que para fabricar 28 gramas do perfume jasmim, ele enche uma sala de botões ainda florescendo, impecáveis, e quando são destilados, a fragrância é quase eterna.

Em Luxor, no sul do Egito, um arqueólogo achou um túmulo antigo no qual uma princesa foi sepultada há centenas de anos. Junto ao sarcófago estava um vaso cheio de jasmim. Embora o vaso já estivesse quebrado ainda se podia perceber o perfume no momento em que foi descoberto.

Porém, por mais perdurável que seja o jasmim, não há perfume que possa bater o aroma da Rosa de Saron, habitando em corações humanos.

Que neste momento possamos perguntar: Pode se ver Cristo em mim? A graça de Cristo habita em meu coração? Podem as outras pessoas perceber o aroma da Rosa de Saron em minha vida? Podem essas pessoas perceber no convivio diário comigo que estou vivendo uma vida cristã? Aquele que sustenta os mundos no espaço e pôs perfume no veludo das pétalas, não se esquece de você. Que o Senhor tenha misericórdia de você, que o Senhor sobre você levante o Seu rosto e lhe dê a paz.

O meu desejo é que Jesus viva em você, tornando su vida um suave perfume. Abra o seu coração e deixe Jesus viver em você.

terça-feira, 20 de julho de 2010

A formação cristã dos filhos




Aparentemente educar os filhos é bem fácil, normalmente é só largá-los no dia a dia e pronto, crescerão fortes e sadios. É isso o que os pais pensam ou fazem? Talvez não pensam desta forma, mas é o que fazem.
Para educar os filhos é fundamental dar exemplos de vida e conduta para eles, pois sempre copiarão o que os pais são e o que fazem.
Por outro lado, quando não existe nos pais nada que possa ser copiado como pessoas dignas e honradas, então buscam algum tipo de modelo nos amigos.
A educação, deve vir logo nos primeiros dias, nos primeiros meses e nos primeiros anos de vida. É neste início de vida que eles vão ter o verdadeiro caráter do exemplo dos pais.
Quando os pais deixam para educar os filhos na faze adulta, então já não dará mais tempo.
Quando os pais tem caráter e honradez, quando são tementes a Deus, e cumprem com sabedoria e discernimento a boa conduta do cristão, então os filhos se beneficiam com os exemplos dos pais.
Os pais que dão mal exemplos tais como: gula, bebida, vícios do cigarro, brigas e discórdia entre marido e mulher, infidelidade, maus tratos, preguiça, falta de conservar a casa organizada e limpa, falta de disciplina no lar e nos horários das refeições, idolatria, participação de seitas e entidades secretas, ou a onda da nova era, chegadas tarde da noite sem motivos convincentes, etc, etc... Então toda educação que quiserem dar aos seus, não resultará em nada; e desta forma eles irão em busca dos companheiros de rua.
Querer educar os filhos para a salvação eterna, obrigatoriamente necessita de exemplos dos pais; e para isso, os pais devem tomar por base os ensinamentos de Jesus Cristo, através do novo testamento; mais os ensinamentos que Deus passou aos seus profetas e aos seu povo escolhido; e colocar em prática.
Os pais precisam brecar o namoro de seus filhos com inteligência e temor a Deus, pois hoje em dia, o namoro se depravou a ponto se se tornar normal a prostituição. Meninas e meninos em tenra idade, se relacionando normalmente como se fossem casados, dormem sob o teto de seus pais. Que absurdo, que ignorância, como pode ser tamanha estupidez e falta de respeito para com Deus.
O mais interessante, é que os pais aprovam como se fosse a coisa mais natural do mundo, não percebem que este tipo de pecado leva para a morte; estas crianças são destituídas da herança de Deus, e tornam-se filhas de satanás.
Em caso de morte, são levadas imediatamente para o inferno, pois o reino de Deus não aceita em hipótese alguma qualquer tipo de pecado.
O ser humano precisa entender que não veio aqui na terra fazer turismo, nem saciar seus apetites sexuais, nem oprimir os fracos, nem roubar os necessitados, nem roubar a mulher do próximo, nem se prostituir com indecências, nem matar seus irmãos, nem adorar deuses desconhecidos, nem brincar de bruxo, nem de se associar com satanás. Não!
O ser humano veio aqui na terra para se aprimorar espiritualmente para herdar o reino de Deus, para desfrutar do reino dos céus, para buscar a salvação, para ajudar o seu próximo também a ser salvo, para educar e cuidar da salvação dos seus filhos.
Quantos e quantos que se dizem cristãos, vivem como ateus?
São fracos por falta de conhecimento da palavra de Deus, e são orgulhosos porque se consideram cristãos. No fundo, será que são apenas uns infelizes, que mal sabem que são uns mortos vivos, já julgados? Se são assim, como e com que base poderão educar seus filhos? Como poderão desfrutar o reino de Deus?

www.paodejuda.com.br

O QUE É UM LEVITA?




DE ONDE ENTÃO VEM O CONCEITO DE "LEVITA"?

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de "levitas". Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas". O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.

Aqueles levitas, designados por Davi para o louvor, eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25:1). Nessa época, surgiu a maior parte dos salmos de Israel. Hoje, podemos testificar que aqueles levitas eram mesmo profetas. Por meio deles o Espírito Santo falava ao povo. Além disso, eram mestres no que realizavam (I Cro 25:7). E nós? O que somos? Se quisermos usar o nome de "levitas" precisamos nos dispor para o serviço e para caminhar em direção a um nível de qualidade excelente no ministério.


saiba mais em http://paodejuda.blogspot.com/p/levitas-quem-sao.html

segunda-feira, 19 de julho de 2010

www.paodejuda.com.br

A SALVAÇÃO PERTENCE A DEUS




Em João 3:16 está escrito: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna“.O Velho Testamento fala que a salvação pertence a Deus. Isso mostra que a salvação não tem origem humana. O pecado, sim, é escolha do homem.
O mais chocante hoje é que mesmo o homem vivendo em pecado, em trevas, não anseia em buscar a salvação. Porém, Deus deseja nos salvar. Por quê? Porque Deus é amor e Ele ama o homem. Se o Senhor não o amasse não o salvaria. A salvação veio porque o homem pecou, mas Deus o amou e manifestou este amor. Portanto, o pecado revela a necessidade do homem e o amor de Deus revela a provisão divina. Este é o verdadeiro motivo da existência do Evangelho.
Deus tem o amor e o homem tem o pecado. É por isso que existe a salvação e o Evangelho. No coração humano há maldade, crueldade e ódio. Mesmo que essa natureza não seja manifestada diariamente em nossa vida, ela está no nosso íntimo, e quando provocados a manifestamos. É impossível para o homem amar contaminado desta maneira.
Odiar para os homens é natural, não é necessário nenhum esforço para isso. Basta alguém nos contrariar, nos desapontar, e todo o ódio flui naturalmente. Por quê? Porque tudo o que expressamos vem da nossa natureza. A natureza do homem que não é nascido de Deus é assim. Há algo intrínseco a ela, que é o ódio e a maldade (João 2:25). Já a natureza de Deus é amor. Para Deus, odiar é agir contra a sua natureza.
Veja uma ilustração: Se batermos em um móvel de madeira, sempre se obterá som de madeira. Não importa se usarmos ferro, pedra ou as mãos; sempre se obterá som de madeira, porque a sua natureza é madeira. O mesmo ocorre com relação a Deus. Se pecarmos contra Ele, Ele não vai mudar Sua natureza; continuará a nos amar, porque Dele só sai amor (Lucas 23:34). E por nos amar é que Ele nos corrige (Hebreus 12:5-11). Em 1João 4:16 diz: “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele”.

quero ser como criança



Nós, adultos,temos muito mais dificuldade em crer em Deus doque as crianças.E isto porquê? Devido ás nossas más experiências o nosso coração vai deixando de ser crédulo para se tornar duro; temos tambem o hábito de crescer a dedicar a nossa atenção á nossa capacidade de raciocínio e somente a ele, por vezes até como um deus infalível!"Eu é que sei, as coisas não são bem assim"....e por aí adiante.Racionalisamos demasiado.Mas a verdade é que quem perde somos nós!!

"Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o Reino dos Céus!"...

O que será que Jesus queria dizer com isto??Porque são ingénuas, acreditam em tudo? Ou devido á sua pureza de coração? Naturalmente que "todos pecamos e destituídos estamos da graça de Deus" e isso engloba -nos desde o nosso nascimento (não fiquem escandalisados,amigos, é a verdade na palavra!)...mas Jesus ao fazer esta afirmação sabia disso, daí saber mais que ninguém da forte necessidade de se ensinar as crianças logo de pequenas no caminho da Verdade pois ao crescerem facilmente se desviam e se perdem nos seus "proprios estribos".As crianças aceitam e confiam!Dai a afirmação de Jesus "que se não formos como crianças não herdamos o reino dos céus. Semelhantemente Ele nos compara:"Ler aqui"Mateus" (18:4 a 6)

È interessante , não??? Ou seja, comparando a entrada do Reino de Deus como uma porta de 1 metro apenas: as crianças entram com facilidade mas nós temos de NOS CURVAR!

Na nossa astúta e pretenciosa sabedoria, achamos que somos capazes e chegar a Deus de qualquer maneira....mas não é essa a verdade!
Que possamos ser humildes de coração como as crianças!!

www.paodejuda.com.br

A arte de duvidar


Os erros são muito importantes em nossa vida porque eles nos mostram que nem sempre agimos da forma correta. E além disso, todos os erros nos levam às mudanças. E é exatamente disso que todos nós precisamos. Diante disso eu lhe pergunto: se nada na sua vida desse errado, algum dia você perguntaria a si mesmo se há algo em que poderia mudar? É por isso que nós nos abrimos para o trabalhar de Deus somente nas dificuldades. Elas são preciosas, pois abrem a nossa mente para as mudanças que Deus deseja efetuar em nosso coração e em nossa vida. Por exemplo: um empresário só se abre para mudanças quando sua empresa retrocede e dá prejuízo. É nesse momento que ele estará aberto às modificações.

E você acha que com a sua vida será diferente? É nas dificuldades que você se abre! As pessoas se perguntam acerca do motivo de Deus para liberar tantas tribulações em suas vidas. E eu digo que a resposta é essa: para leva-lás a aceitar as novidades de Deus. O homem é por natureza resistente a mudanças. E, por causa disso, somos ainda mais resistente a Deus e à Sua Palavra. Estamos acostumados a revidar ofensas, a nos vingar, a murmurar, criticar, julgar, mentir e a opinar acerca de tudo. Mas o Senhor não quer que você faça esse tipo de coisa. E qual a atitude que Ele vai ter contigo? Ele vai liberar as tribulações, as angústias, a depressão, mas não que isso seja uma punição. O propósito de tudo isso é mostrar a você mesmo que a sua filosofia de vida está errada. E somente nas dificuldades é que você se questiona acerca do que faz diariamente que pode estar indo contra a Palavra de Deus.

Então, precisamos olhar para nós mesmos e pensar no porquê de estarmos passando por tantas tribulações. Gaste um pouco do seu tempo pensando nessas coisas. Você precisa se abrir, abrir a sua mente e se questionar se a sua vida realmente está maravilhosa e perfeita. Será que nada deve ser mudado? Será que Deus não tem nada melhor para te dar? Pergunte-se sobre essas coisas. Isso pode mudar a sua vida! Deus deseja que venhamos a refletir sobre o nosso modo de viver. Digo isso porque é somente quando refletimos que vemos os nossos erros. E quando você vê os seus erros é que se abre para as mudanças que Deus deseja fazer.

Portanto, se na sua vida há tribulações de sobra, é porque algo está errado. Comece a revisar as suas atitudes à luz da palavra de Deus. E quando fizer isso, você descobrirá que muita coisa deve ser mudada. É nessa hora que o seu coração tem que se abrir para o Senhor. Há uma passagem no livro de 1Tessalonicenses, 5:19, que diz: “Não extingais o Espírito”. Isso quer dizer que não podemos resistir ao Espírito de Deus e às modificações que Ele deseja introduzir em nossa vida. Comece a duvidar daquilo que você acha que é certo. Isso irá abrir o seu coração para que a vontade de Deus seja estabelecida na sua vida. É isso que nos torna felizes e satisfeitos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Acesse www.paodejuda.com.br

Eu acredito




"Eu acredito no sol, mesmo quando não ilumina.

Eu acredito no amor, mesmo quando não o sinto.

Eu acredito em Deus mesmo quando permanece calado."

- escrito na parede de um sótão utilizado por judeus, que se escondiam de nazistas.-

Bendito seja Deus que não responde às orações!

Talvez o amigo leitor jamais poderia esperar que um cristão evangélico dissesse palavras tão absurdas e à beira da heresia como essas. Como se pode afirmar um disparate desse, se durante milênios o povo de Deus tem proclamado em alto e bom som que Deus responde as orações.

Apesar de parecer simples, talvez a oração seja uma das áreas da vida cristã mais difíceis de entender. Quando olhamos para o que Jesus nos diz em Mateus 6.8 "porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais" sentimo-nos pouco estimulados a orar.

O raciocínio é muito simples: Deus já conhece minhas necessidades e tem todo o poder para atendê-las, por outro lado, eu mesmo, além de não conhecer de fato minhas próprias necessidades ainda corro o grande risco de nem saber fazer pedidos a Deus corretamente (Tg 4.3; Rm 8.26). A conclusão prática na vida de muita gente é simplesmente um desencorajamento na vida de oração.

É muito possível que a nossa expectativa sobre a oração esteja equivocada. Como meninos malcriados, pensamos em orar com intenções egoístas. Procuramos a Deus para resolver nossos problemas e atingir nossos sonhos, muitas vezes alinhados com os valores desse mundo. Ao contrário do que muitos pensam, a grande bênção da oração não está nas mudanças miraculosas que Deus pode fazer. Não!

A principal finalidade da oração é mudar a nós mesmos. Deus quer que o procuremos em oração, mesmo que isso pareça desnecessário, pelo menos por três razões:

a.. Para que cresçamos em comunhão pessoal com Deus e o conheçamos

b.. Para que aprendamos a depender de Deus, humilhando-nos diante de dele

c.. Para que tenhamos o privilégio de sermos o instrumento usado por Deus em sua obra

Infelizmente pensamos na oração como um meio mais rápido de alcançar o que queremos. Todavia, Deus deseja que através da oração e da comunhão mais profunda com ele, tenhamos nossa principal necessidade atendida: a mudança de valores.

Antigamente eu orava para alcançar coisas, obter felicidade imediata e livrar-me da dor; agora, trabalhado por Deus começo a orar a oração que Cristo faria; os meus desejos são trocados pelos desejos de Deus.

É exatamente por causa disso que a bondade esplêndida e maravilhosa de Deus não permite que ele atenda a todas as nossas orações. Isso seria tornar um filho mimado e malcriado. Muitas vezes Deus não nos ouve, porque não deve ouvir mesmo. Às vezes fazemos pedidos egoístas (Tg 4.3), insistimos em pedidos que não nos farão bem (Sl 106.15), e ficamos chateados com a demora de Deus que muitas vezes ocorre (Lc 18).

Todavia, o Deus poderoso, que faz coisas extraordinárias por meio da oração de cada um de nós (Tg 5.17,18), em seu amor e infinita sabedoria resolve não responder aos nossos pedidos. Diante disso, só podemos dizer:

Bendita seja o Deus que não responde orações que não devem ser respondidas.

SALMO 139


SALMO 139

1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.

2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu
pensamento.

3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus
caminhos.

4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor,
tudo conheces.

5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.

6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o
posso atingir.

7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua
presença?

8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis
que tu ali estás também.

9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me
circunda;

12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece
como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de
minha mãe.

14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso
fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe
muito bem.

15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui
formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu
livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram
ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.

17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão
grande é a soma deles!

18 Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando
acordo ainda estou contigo.

19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens
sanguinários se apartassem de mim,

20 homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o
mal.

21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? e não me aflijo por
causa dos que se levantam contra ti?

22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece
os meus pensamentos;

24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho
eterno.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Parábola do Semeador




Em Mateus 13 está a parábola do semeador. Ali vemos qual foi o resultado de um mesmo tipo de semente ter sido lançado em diferentes tipos de solo. Havia aquela que, apesar de ter germinado, não durou muito tempo, por não ter raízes profundas e, vindo o sol, secou. Jesus disse que este tipo de planta representa aqueles que não têm raízes profundas em sua relação com Deus e, por isso, vindo a angústia, sucumbem a ela e morrem.

O solo rochoso indica a pessoa que tem um relacionamento apenas superficial com Deus, e ocultamente, em seu coração, há uma dura rocha, impenetrável. São as pessoas que não permitem que Deus toque em seu ser, são os que se justificam, os que se explicam. Até recebem a Palavra com alegria, mas na primeira dificuldade, na primeira contrariedade permitida por Deus, escandalizam-se, fecham-se para Deus e fogem dele.

O sol os queima, não por ser forte, mas porque não têm raízes profundas. O sol foi criado para dar vida, mas para estes que não têm raízes profundas ele acaba por trazer morte. É nas regiões tropicais que encontramos a vegetação mais exuberante, mais rica, mais diversificada. Sob um sol muito quente nasce a mais viva vegetação. Do mesmo modo, se temos raízes profundas em nossa vida com Deus, se temos um relacionamento sério com Ele, o mais forte sol de provação ou sofrimento nos fará crescer!

Seguir o Senhor Jesus Cristo não é fácil, pois implica negar-nos a nós mesmos (Mt 16:24). Ter a luz da vida é seguir ao Senhor para Ele mudar-nos interiormente. Para isso precisamos primeiro da luz do mundo, a luz que expõe, que queima, que não tem piedade do pecado e nem do ego. Essa luz abomina as trevas e a carne em nós. Além do sol, também temos a água viva, que nos refrigera. Essa água representa o Espírito Santo, que nos infunde a vida divina. Temos o Espírito e a Palavra que nos sustentam em meio a perseguição e angústia.

A parábola do semeador relata que a Palavra pode ser acompanhada de angústia e dor, com o objetivo de torná-la a nossa experiência e não apenas mero conhecimento. Precisamos abrir mão do humanismo racionalista para vivermos a Palavra do Senhor.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SUA VIDA VAI MUDAR CONHEÇA O SENHOR JESUS CRISTO


"NÃO SÓ DE PÃO VIVERA O HOMEM, MAS DE TODA PALAVRA QUE PROCEDA DA BOCA DE DEUS.."mt.4:4
"Amarás o SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, de tôda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e
primeiro mandamento. O segundo, semelhante a êste é: Amarás o teu proximo como a ti mesmo."mt.22:37-39

"PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO O QUE NÊLE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA..."j.3:16

O SENHOR JESUS CRISTO, TE AMA, ELE ESTA CHAMANDO, ABRA O SEU CORAÇÃO, CONFESSE-O COMO SEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR, E A SUA VIDA VAI MUDAR.

"O ladrão VEM SOMENTE PARA ROUBAR, MATAR, E DESTRUIR; EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA."j.10:10

O SENHOR JESUS CRISTO, disse assim:
"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sôbre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."mt.11:28-30
"Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais tera fome; e o que crê em mim jamais tera sêde."joao 8:12
"De fato a vontade de meu PAI é que todo homem que vir o FILHO e nêle crer, tenha a vida eterna; e EU o ressuscitarei no último dia."joao6:40
"EU sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida."joao8:12
"E tudo que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o PAI seja glorificado no FILHO. Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, EU o farei. Se ME amais, guardareis os MEUS MANDAMENTOS."joao14:13-15

MEU AMIGO E MINHA AMIGA, ABRA O SEU CORAÇÃO PARA O SENHOR JESUS CRISTO, ENTREGUE-SE, CONFESSE-O COMO SEU SENHOR E SALVADOR, ENTREGUE A SUA VIDA E OS SEUS PROBLEMAS NAS MÃOS DAQUELE QUE REALMENTE TEM PODER E QUER TE AJUDAR, ELE ESTA TE CHAMANDO, ELE QUER REALIZAR MARAVILHAS NA SUA VIDA, DE UMA CHANCE ÀQUELE QUE REALMENTE TE AMA!!! CONVERTA-SE JÁ, DIGA A ÊLE AGORA MESMO, AI, AONDE VOCE ESTA, DE TODO O SEU CORAÇÃO, PERDOA O MEUS PECADOS, OS MEUS ERROS, AS MINHAS FRAQUEZAS, DIGA À ÊLE: SENHOR JESUS CRISTO EU O ACEITO COMO MEU SENHOR E SALVADOR, EU RECONHEÇO O SACRIFÍCIO QUE O SENHOR FEZ NA CRUZ POR MIM, E QUE RESSUSCITOU PARA A MINHA SALVAÇÃO, EU ENTREGO NA TUAS MÃOS À MINHA VIDA, LOUVADO E GLORIFICADO SEJA O NOME DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!! AMEM E GRAÇAS A DEUS.

FAÇAMOS AGORA A ORAÇÃO QUE JESUS CRISTO NOS ENSINOU:- PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME; VENHA O TEU REINO, FAÇA-SE A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU; O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE; E PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS TEMOS PERDOADO AOS NOSSOS DEVEDORES; E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO; MAS LIVRA-NOS DO MAL[POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMÉM].mt.6:9-13

MEU AMIGO E MINHA AMIGA, QUE DEUS OS ABENÇOE ABUNDANTEMENTE E QUE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, FAÇA MORADA NO SEU CORAÇÃO E NO SEU LAR PARA SEMPRE. AMEM, GRAÇAS ADEUS.

"DIVULGUE ESSE SITE A SEUS FAMILIARES E AMIGOS"

"LEIA A BÍBLIA SAGRADA, A PALAVRA DE DEUS, NELA ESTA A SOLUÇÃO PARA O SEU PROBLEMA, CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO, E A SUA VIDA VAI MUDAR"

terça-feira, 13 de julho de 2010

A RESSURREIÇÃO



A ressurreição de Cristo prova que Ele é Deus. O aspecto mais maravilhoso com relação a Cristo não se refere somente à forma como Ele morreu, mas ao fato de que Ele não permaneceu na morte, pois, ao terceiro dia, levantou-Se do sepulcro.

Cristo ressuscitou com um corpo e durante quarenta dias apareceu aos discípulos muitas vezes. Muitos críticos modernos rejeitam a ressurreição por considerá-la um mito ou uma história que foi inventada pelos primeiros discípulos. Porém, o fato de tantas testemunhas terem visto a Cristo depois de Sua ressurreição, e o fato de que o encontro delas com o Cristo ressuscitado causou mudanças profundas em suas vidas, comprovam, de maneira convincente, que a ressurreição não foi inventada.

Antes da ressurreição de Cristo, os discípulos estavam temerosos e desanimados, inclusive Pedro havia negado ao Senhor por três vezes. Depois da ressurreição de Cristo, esse mesmo grupo de pessoas tornou-se intrépido e corajoso. Pedro foi o primeiro a levantar-se no dia de Pentecostes para pregar diante de mais de três mil pessoas. Nenhuma invenção pode produzir uma mudança que transforma a vida! Nem podiam os discípulos estar em alguma espécie de alucinação religiosa, porque todos falavam e se portavam de maneira sóbria e responsável.

A Igreja cristã primitiva não era uma comunidade de lunáticos iludidos, e sim um corpo de cristãos adequados, retos e sóbrios.

Quase dois mil anos se passaram desde que Cristo ressuscitou. Durante este período, a história da humanidade tem provado que nada pode destruir ou remover Cristo do Seu lugar no mundo. Reis e impérios vieram e passaram. O império romano, que em certo período da história foi o orgulho da civilização, desmoronou. Porém, o pequeno Jesus de Nazaré, a quem este império perseguiu, triunfou e permaneceu. Quarenta dias após a Sua ressurreição, Cristo subiu ao céu e assentou-Se à destra de Deus. Hoje, Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos Senhores. Ele é o Deus que rege tudo e todos. O Reino de Cristo Jesus jamais ruirá, pois é um Reino eterno. Venha para este Reino

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A construção de um Vaso




1ª fase:Escolha do barro. Dentre 200 tipos,somente 8 servem pra fazer vaso.
Se você foi escolhido por Deus, significa que vc é um bom barro!

2ªfase:Curtimento. É quando parece que Deus fala com todo mundo menos com voce.
Quanto mais o barro fica curtindo,maior liga fará, e depende do vaso que
Deus quer fazer de voce.

3ªfase:Pisamento. Depois de curtir,talvez depois de muito tempo,é colocado
Para ser pisado, pra que todo ar seja tirado.
É quando parece que todos falam mal de você,
Ninguém te entende, julgam suas atitudes.
Isso acontece qdo Deus tem pressa em fazer o vaso.

4ªfase:Mistura. Agora o barro é misturado com palha fina,pedra triturada
E cerâmica. Um vaso sem esses ingredientes é um vaso fraco,quebra fácil. e
Ele quer vaso para uso diário.

5ªfase:Molde. Depois de todos os processos, o oleiro
Leva o barro para ser moldado vaso.
E quando estivermos prontos,
Ele nos enche com seu espírito e nos usa em suas mãos.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vaso de barro...


Deus usa Vasos de Barro...

2 Coríntios 4-7

Deus quer usar vasos de Barro!
O Senhor Jesus nos deu tesouros, dons e talentos! Foi dado de graça para que possamos fluir através de sua graça!

Mas pra quê?

Para que vidas sejam alcançadas! Se existe uma finalidade dos seus dons, meus dons, dos dons da igreja é para que seja usados a favor do Reino e para que o Reino se estenda e alcance vidas!

Porém que nós sejamos usados, é necessário sermos vasos de barro!
Sim, vasos de barro, simples, sem valor algum aos olhos humanos, mas cheios de tesouros para o nosso amado Senhor!

O Vaso de Barro é uma maravilha, pois ele pode ser moldado, quebrado, refeito, remodelado, a maneira que o oleiro quiser!
Assim devemos ser nas mãos de Deus!

Se tu, possui dons e talentos, se tesouros são derramados em sua vida, é para que você, sendo Vaso de Barro, dê a excelência do Poder ao Senhor! Porque os dons e tesouros, são dEle! E para Ele é que devemos usar!

A nossa intenção ao usar os nosso tesouros, talenos e dons é revelar a excelência do Poder de Deus! É revelar que a glória é Deus!

Nós vemos pessoas, que se exaltam, que usam seus dons e talentos para autopromoção, para vender produtos, que usam do Reino, para enriquecer, para construir fortalezas, para deturpar a imagem de Deus! E amam aplausos!
Porém se levanta uma geração de Vasos de Barro e não de vasos de porcelana...vasos de porcelana são muito bonitos, lindos, ornados, pintados, mas quando são quebrados, sua única serventia é ir pro lixo! Já o Vaso de Barro pode ser usado até mesmo como calçada, como caminho, quando é quebrado! Existe uma multiforme serventia para um Vaso de Barro! Amém!

Um Vaso de Porcelana é somente aparência e oco!
O Vaso de Barro é simples, sem aparência alguma mas cheio dos tesouros de Deus!

Existe uma necessidade de sermos vasos de barro, pois sendo molados, tratados, quebrados, refeitos, Deus aprimora em nós os dons, talentos e tesouros que Ele quer usar!
Por isso é muito bom passar por tribulações, pois assim reconheçemos a Excelência do Poder de Deus! Pois Ele trata a quem ama e a quem Ele quer usar!

Você quer ser usado por Deus?
Se faça um vaso de barro, simples e sem aparência alguma, mas cheio da presença, dos tesouros, dons e talentos que Deus quer usar para alcançar multidões de multidões!
Dê sempre a glória ao Senhor, seus dons vem dEle, seu talento vem dEle, seus tesouros são dEle!

Não seja um vaso de porcelana, somente aparenta ser bonito, mas vazio por dentro!

Seja canal da Excelência do Poder de Deus!

Que a cada dia o Senhor nos faça, Vasos de Barro em suas mãos, simples mas cheios dEle!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

VIDA DE LOUVOR



O ser humano foi criado para viver e respirar numa atmosfera de adoração e louvor ao seu Criador. O influxo permanente do poder divino deveria ser mantido pela expressão permanente dum alegre e humilde louvor ao seu Criador. O Vínculo da benção através da obediência foi quebrado pelo pecado e silenciou a comunhão cheia de louvor existente entre o ser humano e Deus, introduzindo o egocentrismo, a auto compaixão e a insatisfação (Gn 3.9-12). Porém agora há salvação e vida em Cristo e, depois de receber a Jesus como Salvador, a vida diária nos convida à oração e a Palavra nos direciona à comunhão e à sabedoria no viver. Porém o nosso apresentar-se diário diante de Deus deve ser com louvor: “Entrai pelas portas dele, com louvor e em seus átrios, com hinos.” Sl 100.4
O louvor deve tomar conta de todo o nosso ser.

1. “Judá” significa “Louvor”

"De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz." Gn 29.35

Jacó transmite a Judá a maior benção e este terá autoridade real e legal,além de trazer o Messias ao mundo.

2. O louvor cura os “tempos secos” .
"Dali partiram para Beer; este é o poço do qual disse o SENHOR a Moisés: Ajunta o povo, e lhe darei água. Então, cantou Israel este cântico: Brota, ó poço! Entoai-lhe cânticos!" Nm 21.16,17

Em tempos de pressão, ansiedade ou depressão, junte-se ao povo de Deus em louvor.

3. Poder da unidade do louvor.

"E quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem." 2Cr 5.13

Há poder no louvor, na gratidão e na música.

4. O Louvor gera vitória.

"Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco. Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram. Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira. Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados" 2Cr 20.15-22

Quando estavam diante dos inimigos, os levitas respondiam à Palavra com um louvor exuberante; a vitória vinha em seguida.

5. O louvor interrompe o avanço da iniqüidade.

"Eis que o ímpio está com dores de iniqüidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira. Abre, e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz. A sua malícia lhe recai sobre a cabeça, e sobre a própria mioleira desce a sua violência. Eu, porém, renderei graças ao SENHOR, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo." Sl 7.14-17

O louvor voluntário, sincero, poderoso e audível terá a presença de Jesus, afastando o desejo de identificar-se com atos, pensamentos ou ações pecaminosas.

6. O Louvor leva-nos a olhar para Deus.

"Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos." Sl 18.3

O louvor dirigido a ele, que é digno, reflete Deus.

7. Louvor, o caminho para a presença de Deus.

"Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel. Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste." Sl 22.3,4

O louvor quanto parte de um coração puro, traz a presença de Deus.

8. Cante louvores com entendimento.
"Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico." Sl 47.7

Quando cantamos louvores com entendimento (inteligência, sabedoria), estamos testemunhando o amor de Deus por nós e o nosso amor a Deus.

9. O Louvor libera bênçãos e satisfação.
"Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos. Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva," Sl 63.1-5

O tipo de expressão de louvor que libera bênçãos está cheio de paixão e anseio por Deus.

10. Louvor Criativo.
"Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais." Sl 71.14

Deus deseja que sejamos criativos em nosso louvor e que evitemos o louvor descuidado.

11. Ensine seus filhos a louvar.

"Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos" Sl 145.4

Devemos louvar continuamente a Deus e educar os filhos neste objetivo.

12. Um forte apelo para louvar.

"Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!" Sl 150.1-6

Somos convidados a louvar a Deus pela sua majestade e atos poderosos em toda a sua criação.

13. O louvor abre as portas das prisões.
"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos." At 16.25,26

O louvor dirigido a Deus abriu as portas da prisão e libertou um homem.

14. Animando uns aos outros no louvor.
"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo," Ef 5.18-20

O culto é engrandecido quando nos reunimos aos outros, encorajando-nos mutuamente.

15. O sacrifício do louvor.
"Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no Tabernáculo. Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento. Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério. Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome." Hb 13.10-15

O louvor confronta e exige que matemos os nossos orgulho e preguiça.

16. Caminha com Deus em adoração.

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." 1Pe 2.9

Como povo escolhido e eleitos de Deus, nós proclamamos o seu louvor e propagamos a sua benção por toda a terra.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Louvor


Adoração e Louvor

Elias Tavares

I - Introdução


Texto Base: I Coríntios 10:31 “Portanto quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.

Conceitos (Aurélio)

· Adoração: “Culto a uma divindade; Culto, reverência, veneração”.

· Louvor: “Glorificação, exaltação”.

Observa-se que há uma diferença importante entre estes dois conceitos. Embora o conceito de Adoração esteja intimamente ligado à divindade, o Louvor não possui necessariamente esta finalidade. Talvez por isto hoje, ao falar-se sobre Música na Igreja, fale-se tão pouco em Adoração, conceito que vem sendo substituído por Louvor.

Hoje vamos falar apenas sobre o Louvor a Deus, confundindo-o com Adoração. Para que os dois conceitos possam estar fundidos, os seguintes requisitos devem ser preenchidos:

1. O Louvor tem que ser dirigido única e exclusivamente a Deus.

2. Deve partir de um coração plenamente consciente de sua condição diante de um Deus supremo, perfeito e santo. Não há adoração sem humildade e consagração.

3. Toda arte, técnica e gosto humanos tem que estar absolutamente consagrados, para que possam ser apresentados diante de um Deus supremo, perfeito e santo.

Salmos 95:6“Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”

II - O Que Cantar?

Texto Base:Salmos 100“Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da Terra. Servo ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com canto ... Porque o Senhor é bom, e eterna a Sua misericórdia; e a Sua verdade se estende de geração a geração”.

Quando apresentamos um hino de Adoração na Igreja, a quem ele se destina? Teoricamente dizemos que o estamos apresentando a Deus, ou no mínimo em Seu louvor (o que são coisas diferentes).

Sendo verdade o que dizemos, como justificar os critérios pelos quais selecionamos nossos “hinos”?

- Gosto desse
- Acho “bonito”
- Agrada à Igreja
- “Me sinto” bem ao ouvi-lo

Não deveria o gosto de Deus ser considerado em primeiro lugar? Dedicamos a Deus os hinos, mas o excluímos na hora de escolhê-los. É como dar um presente sem levar em consideração o gosto do presenteado.

Muitas vezes Deus, seu gosto e sua glória são lembrados apenas no momento da justificativa, de forma a manter as aparências.

Os mais antigos criticam os jovens pelos ritmos presentes em seus cânticos, mas escolhem melodias carregadas de emotividade, como era a música popular de seu tempo. Nosso gosto não é um padrão confiável.

Como será a música no Céu? É melhor que tentemos nos acostumar com ela aqui.

III - Como Cantar?

Texto Base:Salmos 47:7“Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência”.

Como cantar diante de um Deus que recebe o louvor de todo o Universo incontaminado, a quem os anjos oferecem o mais perfeito louvor?

- Nosso canto deve ser o mais puro e perfeito possível.
- Nenhum traço de sensualidade ou teatralidade deve contaminá-lo.
- Não devemos usar o mesmo estilo interpretativo usado pelo mundo (jazz, cabaret, blues, rock, samba, canção, ópera, etc).
- Qualquer tipo de acréscimo é indesejável (ornatos, glissandos, etc).
- A linha que separa o bom gosto do ridículo é muito tênue. Evitar qualquer tipo de excesso.
- Tudo que chame a atenção para o cantor e suas habilidades estará desviando a atenção da mensagem. Quem é mais importante: o cantor ou a mensagem?

Serviço Cristão, pág. 66“Os alunos que aprendem a cantar com melodia e clareza, suaves hinos evangélicos, podem muito bem agir como cantores evangelistas. ... Tal ministério é genuína obra missionária.”

Gostaria de destacar neste texto as palavras com melodia e clareza. Muitos hoje cantam de tal forma que quase não se entende as palavras do texto musical (clareza). Às vezes também tantos ornamentos, melismas, “voltinhas” e sons estranhos são incluídos, que a melodia ou a letra ficam prejudicadas em sua compreensão. Também tem sido procurados tipos especiais de voz ou de interpretação (rouquidão, vogais muito abertas ou fechadas, voz estridente, etc) que podem ser chamadas de tudo, menos de melodiosas.

IV - Uma Música Para Cada Ocasião

Há cânticos para diversas ocasiões, e devemos usar de sabedoria ao selecioná-los.

- Hinos para o culto
- Hinos para reuniões jovens
- Hinos evangelísticos
- Cânticos para reuniões sociais.

Nem todos os hinos que se encontram no hinário servem para o culto, assim como nem todos são adequados para um encontro jovem ou um acampamento.

Levar em consideração o espírito que deve reinar em cada ocasião. A solenidade e santidade do culto não devem ser perturbadas, o que não significa que hinos alegres não possam ser usados.

V - Desenvolvendo um Gosto Musical

Que tipo de música ouvir em casa? É nestes momentos que desenvolvemos nosso gosto musical, que invariavelmente traremos para dentro da igreja.

- Selecione o tipo de música que você ouve, seja aquela que você compra (discos, CDs, fitas), seja aquela que lhe é imposta pelos meios de comunicação (rádio, TV, etc). Não exite em mudar de canal ou estação se necessário.

- Nem todos os discos, CDs ou fitas que são encontrados no SELS são recomendáveis. Use os joelhos, o cérebro e os ouvidos (nessa ordem) ao selecionar as músicas que você usará para compor o seu caráter. O coração não é bom conselheiro nesta hora, e deve ser usado em último lugar.

- Nem toda música popular é pecado, embora algumas o sejam. Considere se ouvi-la não prejudica sua carreira cristã.

- Lembre-se que seu caráter (seus gostos e inclinações) são uma das poucas coisas que irão desta Terra para o Céu. Deus não transformará seu caráter para trasladá-lo. Se ele não se ajustar ao Céu, você não estará lá.

- Sua salvação está envolvida nisto.

Mente, Caráter e Personalidade, Vol. I, pág. 316“Sinto-me alarmada ao testemunhar por toda a parte a frivolidade de jovens, moços e moças, que professam ter a verdade. Parece que Deus não está em suas cogitações. Tem a mente cheia de tolices. Sua conversa não passa de um falar vazio, frívolo. Tem ouvido agudo para a música, e Satanás sabe que órgãos excitar, animar, absorver e encantar a mente, de modo que Cristo não seja desejado. Falta o anseio espiritual da alma, a busca do conhecimento divido e de crescimento na graça.”

VI - Um Cântico Novo

Salmos 33:3“Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo”.

Que cântico novo seria este, senão o cântico de um novo coração, transformado segundo a vontade de Deus?

Salmos 96:6“Adorai o Senhor na beleza da Sua Santidade”.


Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

UM PERIGO: CONGELAR A IRA E O ÓDIO



A amargura se forma em nosso coração porque somos incapazes de perdoar. Se nós retemos o perdão, depositamos ira e ódio em nosso coração. A amargura se forma por causa disso. É obvio que em algum momento da nossa experiência de vida já fomos ofendidos, traídos, rejeitados e agredidos. Isso nos fere profundamente.

Geralmente, os conflitos que mais ferem ocorrem entre familiares, entre aqueles que se amam. E, por não haver o acerto, a liberação ou pedido de perdão, essas pessoas vivem atormentadas e cultivam por muitos anos essas experiências amargas na mente. Cristo nos orienta a pedir perdão ou liberar o perdão incondicionalmente a fim de termos paz mental e emoções saudáveis (Mat 6:15 e Hebr 12:15).

Se você está perturbado, sem paz, ansioso, impaciente, explosivo, cansado, mal-humorado, e com pouca disposição... provavelmente, você esteja sob o governo emocional de uma raiz de amargura.Deus revela em Sua Palavra como livrar-se deste mal. Você deve buscar a motivação correta para liberar ou pedir perdão; e apenas seguindo os conselhos divinos é que a encontramos. Se você se basear nas lembranças mentais do conflito, não irá perdoar, pois a lembrança da experiência gera revolta e ira. Se você se basear no seu quadro emocional, não perdoará, porque lá estará a ferida.

Se você exigir que a pessoa mude para perdoá-la, também não funcionará. Então, só resta um motivo para acertar os conflitos: agir em obediência às leis espirituais de Deus.

Precisamos nos arrepender da nossa dureza de coração. Jesus pregou o arrependimento, que significa pender para outro lado. Jesus tinha e tem a missão de fazer a humanidade pender para Deus.Em Isaías 55:6 está escrito: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Jesus já está voltando e o tempo de buscá-Lo está findando. Além de buscar ao Senhor, devemos invocá-Lo, que é chamá-Lo para entrar em nossa mente e governar a nossa vida. Arrependimento significa mudança de mente, trocar os princípios do bem e do mal pelos princípios da Vida, da Palavra de Deus.