quarta-feira, 30 de junho de 2010

A árvore da vida


A Árvore da Vida aparece na Bíblia em Gênesis 2. O seu significado no plano de Deus está no Evangelho de João: que a vida estava em Deus (João 1:4) e que o Senhor Jesus é a vida (João 11:25; João 14:6).

Ainda, no mesmo Evangelho, descobrimos que Jesus é a videira verdadeira (João 15:1). Se examinarmos todos esses versículos, concluiremos que Jesus é a Árvore da Vida. Ele é a corporificação de todas as riquezas de Deus e do próprio Deus (Colossenses 2:9). Portanto, a Árvore da Vida é um símbolo que nos mostra Deus como fonte de vida (João 20:30-31). O nosso Criador deseja ser a nossa vida em forma de alimento.

A intenção original de Deus era que o ser humano comesse da Árvore da Vida, mas o homem pecou, e por isso veio a morte a ele, tornando-se inacessível a Árvore da Vida. Entretanto, Cristo, pela redenção, nos proporciona o lavar de nossas vestes no Seu sangue, atendendo assim ao requisito da justiça divina.

Este é o caminho pelo qual o homem tem o direito de tocar novamente a Árvore da Vida. Hoje, podemos receber o Senhor Jesus, que é Árvore da Vida, crendo em Seu nome. Também podemos nos alimentar Dele através da Sua Palavra. Este alimento nos capacita a vencer o mundo e a ter uma vida de paz e prosperidade.

O princípio mais importante relacionado à Árvore da Vida é o de dependência. Por exemplo, podemos terminar um curso e receber um diploma. Porém, nunca poderemos nos diplomar em comer ou respirar. Não importa quantos anos tenhamos, quanta cultura ou riquezas adquirimos, ainda precisaremos respirar, comer, e beber. Ninguém pode dizer que já respirou o suficiente e que a partir de hoje não precisará mais respirar! Você sabia que até para ler a Bíblia nós precisamos Dele? Para ser um bom marido e pai precisamos Dele.

Nós dependemos de Cristo para tudo. Em João 15:5 está escrito: “eu sou a videira verdadeira, vós os ramos, quem está mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer”. Se você ainda não descobriu isso, descortine esta verdade o mais breve possível e passe a ser feliz com a força poderosa do Senhor Jesus!

Quais são os sinais?



Os momentos decisivos em todos os setores de nossas vidas, estão prestes acontecer, onde o entendimento da nossa posição e função deverá estar clara e assim, identificar o quanto nossa participação é realmente importante no que se diz ” fazendo a minha parte”. Meio do ano, um novo posicionamento para conquistar o que ainda não conseguimos expressar em resultados. Por em prática, os aprendizados das lições de casa é outro desafio, mas um dos sinais é que estamos aqui, mais uma vez para refletir no ponto mais frágil que precisamos recuperar. A avaliação deverá ser, se estamos paralisados ou se avançamos nestes processos de reconciliação com o todo. Quais são os sinais de vida nestes processos?
Podemos avaliar olhando para o modelo perfeito, que é Deus, se somos imagem e semelhança d’Ele. É certo que Ele quer um reino na terra próspero, mas para isto, precisa de membros que cumpram os seus propósitos. Precisa que sejamos obedientes as regras dos mandamentos para que tenhamos uma vida real, como por exemplo: “amar o próximo com a ti mesmo”. Será que não julgamos o tempo todo? Será que “A mesma medida que julgares será julgado”? Se somos os filhos, também somos herdeiros, mas estamos desfrutando de que herança? Para viver com intensidade cada fase de nossas funções é preciso à plena restauração. Tem outro grande ensinamento que diz muito: “Se te mostras fraco no dia da angústia a tua força é pequena”. Então, se escolho estar somente “nas boas” seria muito fácil. Nós mortais dificilmente temos vontade de ter força, mas não se trata de querer e sim de buscar forças criando situações menos dolorosa para chegar no caminho que nos foi confiado.
A verdade é que ainda temos produzido pouco quando vivemos nossos dias em família, no trabalho, na sociedade. Seja no natural ou no espiritual, não entendemos que é somente o amor de Deus que nos unirá. A nossa mente, vontades e emoções, têm produzido divisão. Esses são os sinais que expressamos que pena, dura verdade!
Não há reforma só transformação! Precisamos nos adaptar ao novo momento de renovação. Estamos todos cansados dos velhos conceitos e de ver as oportunidades passando. Reagir para um novo comportamento mundial, de confiança de transparência, de um posicionamento, sobre tudo, de parcerias com unidade, é o único caminho.
Deus não muda só porque achamos que o discurso é duro, mas com certeza, vai nos trazer a cura.

texto de Lúcia Pedrozo